Fernando Pessanha premiado pela Defesa Nacional

Fernando Pessanha premiado pela Defesa Nacional

fernando pessanha

O historiador algarvio Fernando Pessanha foi distinguido com o Prémio Defesa Nacional 2023, o mais prestigiado prémio de ensaio histórico atual, concedido pelo Ministério da Defesa Nacional da República Portuguesa.

Com um prémio monetário de 6.000,00€ e a publicação do trabalho vencedor, o Prémio Defesa Nacional visa promover o estudo e a divulgação dos feitos e personalidades marcantes da nossa História, bem como a investigação dos eventos militares portugueses sob a ótica da Defesa Nacional.

É atribuído a trabalhos académicos notáveis que gerem interesse e contribuam significativamente para a compreensão da História Militar de Portugal, integrando-se nas atividades da Comissão Portuguesa de História Militar.

Fernando Pessanha

A obra agora distinguida, desenvolvida a partir da tese de doutoramento de Fernando Pessanha, tem por título Nuno Fernandes de Ataíde, o »nunca esta quedo» – A acção do capitão de Safim no apogeu da presença militar portuguesa em Marrocos, investigação anteriormente galardoada com o honorífico cum laude (distinção e louvor) pela Universidade de Huelva, em Espanha.

A investigação agora galardoada com o Prémio Defesa Nacional 2023 analisa a acção militar, política e estratégica de Nuno Fernandes de Ataíde, alcaide-mor de Alvor (actual concelho de Portimão) e capitão de Safim, numa vasta área do sul de Marrocos, durante o reinado de D. Manuel, mais concretamente, entre 1510 e 1516.

Conhecido entre os seus contemporâneos como o «nunca esta quedo», Nuno Fernandes de Ataíde foi o responsável pela instituição do primeiro protetorado europeu no Norte de África, tendo comandado as armas lusas em campanhas vitoriosas que chegaram às portas de Marraquexe e ao Grande Atlas.

Segundo o autor, investigador da Academia de Marinha e do CHAM – Universidade Nova de Lisboa, “a acção de Nuno Fernandes de Ataíde, enquanto braço executor do projeto imperial manuelino, é apenas equiparável à ação de Afonso de Albuquerque no Oriente. A História de Portugal tem uma manifesta dívida para com a memória de Nuno Fernandes, o grande paladino português que se bateu até às últimas consequências no teatro de operações norte africano do séc. XVI”. O historiador algarvio, técnico superior de cultura da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, irá receber o prémio em Sessão Solene presidida por sua excelência o Ministro da Defesa Nacional, no dia 4 de Dezembro, nas instalações do Ministério da Defesa Nacional.

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×