Fernando Pessanha apresenta novo livro

Hoje 12 de Abril (sexta-feira), pelas 18h00, que o Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António, irá receber o lançamento de D. Fernando de Meneses, capitão de Ceuta, 1º conde de Alcoutim e 2º marquês de Vila Real, o novo trabalho de Fernando Pessanha, doutorando da Universidade de Huelva e membro da Associação Ibérica de História Militar. A apresentação da obra estará a cargo de Luís Filipe Oliveira, docente de História Medieval da Universidade do Algarve e também membro da Associação Ibérica de História Militar.

No que se refere a este trabalho, diz-nos o autor que se trata de uma investigação desenvolvida a partir de um estudo preliminar cujos primeiros resultados foram apresentados nas XIX Jornadas de Historia de Ceuta, em Novembro de 2016. Segundo Pessanha, D. Fernando de Meneses foi um dos homens mais notáveis do seu tempo, não obstante a pouca atenção que a historiografia lhe tem prestado.

Nomeado capitão de Ceuta, em 1490, comandou vitoriosas expedições militares no Norte de África, tendo o seu governo na cidade do Estreito durado até 1509. Em 1496, foi titulado primeiro conde de Alcoutim e, em 1499, segundo marquês de Vila Real. Apresentando laivos do que viria a ser o cavaleiro português do Renascimento, distinguiu-se não só como militar e administrador, mas também como homem culto e de pensamento humanista.

O presente trabalho pretende reconstituir o que o percurso de vida de D. Fernando de Meneses, um dos personagens mais interessantes da transição do séc. XV para o séc. XVI português. O livro, que deu origem à exposição que actualmente se encontra patente ao público no Arquivo Histórico Municipal de Vila Real de Santo António, conta ainda com uma nota de apresentação de Alexandra Rodrigues Gonçalves, Directora Regional da Cultura do Algarve à data da produção deste trabalho.
A entrada é livre.

About the author

novodmin