Protocolo de memória histórica da Água Castello

Foi assinado o protocolo entre a câmara municipal de Moura e a Mineraqua Portugal, empresa detentora da marca Água Castello, a qual foi recentemente adquirida pela Central de Cervejas.

O acordo assinado entre as duas partes prevê a realização de até dois passeios mensais, que consistem no Percurso Temático da Água “Do Castello até Pisões”.

Esta atividade, segundo a câmara municipal, encontra-se inserida na estratégia de desenvolvimento local, em que se pretende valorizar o ativo territorial “Água” nas suas diversas dimensões enquanto património natural, cultural e paisagístico.

A parceria agora estabelecida entre o Município de Moura e a Mineraqua Portugal é considerada pela autarquia como fundamental para dar a conhecer a importância histórica da marca Castello na vivência da cidade de Moura.

O protocolo insere-se nesta estratégia municipal com o objetivo de preservar a “memória” e potenciar esse “passado” como oferta cultural e turística, pretendendo igualmente envolver a comunidade escolar do concelho.

O dia de ontem, 14 de janeiro foi o dia escolhido para a assinatura deste protocolo, já que foi precisamente a 14 de janeiro de 1899 que a Câmara Municipal de Moura assinou o contrato de exclusividade com Julio Maximo Pereira e António de Assis Camilo, para a “exportação das águas minero-medicinais” da então Vila de Moura, começando aqui a Água Castello a dar os seus primeiros passos.

A iniciativa representa igualmente o culminar das comemorações dos 120 anos da marca, que contemplaram várias iniciativas realizadas ao longo do ano de 2019.

A sessão de assinatura do protocolo realizou-se no recinto do Castelo de Moura, local da primeira unidade de exploração, sendo posteriormente realizado o Percurso Temático da Água “Do Castello até Pisões”.

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×