Nasceu a Imprensa da Universidade de Évora

Em nota à comunicação social a Universidade de Évora anunciou o início da publicação de «obras originais de reconhecido mérito científico nas diferentes áreas do saber».

É este o objetivo da recém-criada Imprensa da Universidade de Évora/Évora University Press. Todos os livros publicados pela Imprensa da UÉ passam por um processo de dupla revisão cega, por pares externos à Universidade, editados em formato digital e disponibilizados em regime de Acesso Aberto. 

O diretor da Imprensa da Universidade de Évora, António Sáez Delgado, sublinha na nota «a importância deste projeto para a afirmação da academia “na política de transferência do saber a nível nacional e internacional», desenvolvendo a sua atividade nas vertentes científica, didático pedagógica e cultural, através da publicação em formato digital de livros originais.

Cabe ao Conselho Editorial, órgão que integra um vasto número de professores da UÉ, estabelecer, entre outros, os critérios para a atribuição do ISBN (International Standard Book Number) da Universidade de Évora, passando estas obras a figurar nos registos bibliográficos como parte do catálogo editorial correspondente, encarado por aquele diretor como «um selo de qualidade». Aos restantes documentos será atribuído Depósito Legal, garantindo por essa via ´«acesso à informação e à preservação da memória coletiva».

Privilegiando a língua portuguesa, a utilização de outras línguas será analisada e considerada pelo Conselho Editorial da Imprensa da UÉ composta por cinco coleções, a saber: Claustro (Obras individuais ou até 3 autores); Aula Aberta (Manuais e livros de natureza pedagógica); Azulejo (Obras coletivas); Atas (Atas de congressos realizados na UE); Plural (Livros institucionais). 

António Sáez Delgado destaca ainda que a Imprensa da Universidade de Évora ´«contribuirá para a valorização do conhecimento produzido na Universidade de Évora», encontrando-se já a receber propostas de edição através do endereço eletrónico https://imprensa.uevora.pt/uevora.

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×