«As áreas de gestão da paisagem visam uma abordagem territorial integrada para dar resposta à necessidade de ordenamento e gestão da paisagem e de aumento da área florestal gerida a uma escala que promova a resiliência aos incêndios, a valorização do capital natural e a promoção da economia rural», salienta a câmara municipal de Silves.
Informa a autarquia que, nestas áreas serão criadas as condições necessárias ao desenvolvimento de OIGP, a executar num modelo de gestão agrupada da responsabilidade de uma entidade gestora, no caso de Silves, através da associação VIVER SERRA – Associação para a Proteção e o Desenvolvimento das Serras do Barlavento Algarvio e suportada por um programa multifundos de longo prazo que disponibiliza apoios ao investimento inicial, às ações de manutenção e gestão ao longo do tempo e à remuneração dos serviços dos ecossistemas.
A proposta está disponível no portal do Município em digital e em suporte papel, na Biblioteca Municipal de Silves, na Sala Garcia Domingues. As sugestões sobre quaisquer questões que possam ser consideradas relevantes, podem ser enviadas por via eletrónica através do email: viverserra.gtf@gmail.com ou entregues, em suporte de papel, na Biblioteca Municipal de Silves.
Para mais informações e esclarecimentos a entidade gestora, VIVER SERRA – Associação para a Proteção e o Desenvolvimento das Serras do Barlavento Algarvio, está preparada para responder. O projeto é financiado pela União Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).