A caça na Pré-História no Algarve Ocidental

A caça na Pré-História no Algarve Ocidental

Seta pré-Histórica

A partir das pontas de seta identificadas no Túmulo Megalítico de Santa Rita


Na sua habitual rubrica «Património Apanhado na Rede», o CiiP Cacela aborda a caça na Pré-História no território do Algarve, tentando identificar como se caçava e o que se caçava, que armas se utilizavam e o peso que a caça tinha na dieta alimentar das comunidades que habiravam a região, próxima do rio Guadiana.

Concluem que «alguns artefactos identificados durante as escavações no túmulo megalítico de Santa Rita, monumento funerário pré-histórico com cerca de 4500 anos, ajudam-nos a responder a estas questões. Nas escavações realizadas em 2008, foi possível identificar no interior da câmara funerária cerca de 3 dezenas de pontas de seta e de lança, talhadas maioritariamente em sílex, de diversos tamanhos e tipologias». Estes artefactos fizeram parte das oferendas votivas – integradas num complexo ritual fúnebre – depositadas junto dos restos mortais dos indivíduos aí sepultados.

Diz-nos o CiiP que «Podemos imaginar que, a quando da sua deposição, estivéssemos perante os instrumentos completos (arcos e flechas e lanças), não se tendo porém conservado as componentes de madeira, fibras vegetais, penas. Terão sido depositados certamente junto das ossadas de indivíduos do sexo masculino, pois é sabido que a caça e a defesa eram actividades masculinas.
A partir da presença destes artefactos no túmulo podemos fazer diversas reflexões sobre estas comunidades que, no III milénio antes da nossa era, terão habitado num povoado ontem hoje se localiza a aldeia de Santa Rita
».

Ver Partilha

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×