A SIRA Guadiana e as suas competências

A SIRA Guadiana e as suas competências

sira guadiana

A Rede Integrada (SAIH-SAICA-ROEA-PIEZO) do Guadiana tem como primeira tarefa monitorizar e conhecer a todo o momento o estado das águas e a sua qualidade, em toda a bacia do rio em território de Espanha.

O objetivo é prevenir e controlar o risco de cheias, monitorizar a qualidade das águas e monitorizar o estado dos aquíferos, permitindo racionalizar a utilização dos recursos hídricos.

Como funções básicas tem a captura de informações sobre o estado do ambiente aquático a partir de sensores; a coleta de informações de qualidade sobre águas superficiais e águas de reúso; a transmissão e disseminação dessas informações para o centro de controle; o processamento e análise de informações que permitem a avaliação do estado; a apresentação às partes interessadas de acordo com suas necessidades específicas de informação.

Essas funções devem permitir que os responsáveis otimizem o processo de tomada de decisão, a fim de desenhar a melhor estratégia de prevenção e ação.

A Rede Integrada da bacia do Guadiana, à semelhança das suas congéneres noutras bacias hidrográficas, tem dois objectivos principais, que são a melhoria da informação para previsão e acção em caso de cheias e a melhoria da informação para a exploração dos recursos hídricos e monitorização da sua qualidade.

Por si só, a rede fornece uma série de dados úteis para os vários serviços da Confederação Hidrográfica do Guadiana que o seu principal utilizador, mas também fornece informação para outros utilizadores, grande parte deles acessíveis a partir da Internet.

Isto permite que, para além dos dois objetivos principais, a Rede Integrada do Guadiana tenha em conta outros objetivos secundários:

image 1
image 1

Ser capaz de fornecer informações automaticamente e em tempo real sobre as variáveis climáticas, hidrológicas e de estado da infraestrutura hidráulica que são fatores significativos e condicionantes do gerenciamento, controle e operação hidráulica da bacia.

Conhecer a evolução dos níveis e caudais nos rios da bacia, o que permite a máxima utilização das infraestruturas de regulação, minimizando a magnitude de possíveis danos e a possibilidade de informar prontamente os serviços de proteção civil.

Conhecer a evolução dos parâmetros de qualidade das águas superficiais e residuais, o que permite o controlo das descargas não autorizadas e o controlo da qualidade da regeneração da água respetivamente.

O controle e a otimização no curto prazo da operação dos reservatórios, canais e tubulações principais da bacia, tanto para fins de satisfação da demanda quanto para o gerenciamento de cheias.

Obter informações sobre a disponibilidade de recursos para otimizar sua alocação em diferentes usos (irrigação, abastecimento, produção hidrelétrica, mínimos ambientais, etc.), tanto em sistemas de recursos superficiais quanto naqueles de uso conjunto com recursos subterrâneos. O arquivo de dados hidrológicos confiáveis e contínuos.

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×