Foram abertas as candidaturas do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, no valor de 6,6 milhões de euros, destinadas ao apoio de projetos que promovam a gestão eficiente dos sistemas de abastecimento de água da região do Algarve.
São principais beneficiários as entidades gestoras das redes de abastecimento de água, sendo elegíveis as operações que visem a redução de perdas reais nos sistemas de distribuição de água em baixa do Algarve.
Abrangem principalmente a reabilitação de infraestruturas degradadas ou inadequadas para uma boa gestão de perdas reais, a gestão de pressões e a deteção de fugas em componentes da infraestrutura mais problemáticos em perdas reais.
Trata-se do 4º Aviso e surge no âmbito da “Medida SM1 – Reduzir Perdas de Água no Setor Urbano”, gerida pela Comunidade Intermunicipal do Algarve.
Esta medida integra três vertentes, a requalificação das redes de abastecimento de água; a instalação de zonas de medição; o controlo e criação de zonas de pressão controlada.
No final da execução, as autoridades prevêm que estejam reabilitados 125 km de rede de abastecimento de água, em baixa, e que se contribua para uma redução de 2hm3 na procura de água nos sistemas naturais.
O prazo para a apresentação de candidaturas decorre até ao dia 30 de setembro.