A decisão aconteceu após a visita da Comissão da ACES Europa, liderada por Gian Francesco Lupattelli, que avaliou as infraestruturas desportivas, o trabalho do município, dos clubes e associações locais, e as perspetivas para o desporto em Albufeira.
A ACES Europa reconheceu a qualidade das infraestruturas de Albufeira, do seu know-how, capacidade de organizar grandes eventos desportivos e o dinamismo associativo.
A candidatura de Albufeira, sob o lema «Desporto é para Todos», destacou-se também pela construção do Centro de Alto Rendimento Desportivo e do Pavilhão Desportivo em Ferreiras, em parceria com as Juntas de Freguesia e associações do concelho.
Albufeira segue o legado de Viseu (2024), Viana do Castelo (2023), Leiria (2022), Odivelas (2020) e Portimão (2019), trazendo o evento de volta ao sul de Portugal.
A CCDR do Algarve, que celebra a escolha, entende que ela «reforça o papel de Albufeira como destino de destaque para eventos desportivos nacionais e internacionais, em áreas como atletismo, basquetebol, futebol, golfe, natação, automobilismo e motociclismo, além de impulsionar os clubes locais e a prática desportiva anual».
Para concluir, o Desporto tem um papel vital no Turismo, embora não tenha sido o foco principal da candidatura, que se centrou mais nas pessoas.