O protocolo, no valor de 28.00 euros, tem por objetivo «dinamizar o trabalho de equipa nas diversas áreas em que a associação presta serviços, no sentido de melhorar e valorizar todas a comunidade rural, designadamente com o desenvolvimento de ações de sensibilização junto da população, assim como colaboração na organização de jornadas e eventos».
Pretendem também apoiar o funcionamento ativo da equipa de Sapadores Florestais, cujas competências passam pelo desenvolvimento de ações de silvicultura preventiva, ações de vigilância de incêndios e apoio ao combate, em primeira intervenção, ações de rescaldo e vigilância após rescaldo.
A Cumeadas tem sede na aldeia do Pereiro e presta apoio, desde 2000, aos produtores florestais alcoutenejos. A associação tem como principal missão dinamizar o investimento sustentável em Alcoutim, procurando descomplicar os projetos de desenvolvimento. É hoje, também, um parceira na defesa da floresta e dos seus recursos e na gestão e ordenamento do território.