São, pois, três dias de intensa festa bem do agrado das populações locais, uma festa que começou com comissão instaladora, foi assumida pela Santa Casa da Misericórdia e hoje se realiza em conjunto com clubes, bombeiros IPSS, organizada e totalmente financiada pela autarquia.
Trata-se de uma festa com grande participação popular, onde nunguém arreda pé durante três dias e noites que as autoridades locais asseguram têm assiduidade garantida e tem um cada vez maior número de visitantes que ficam pela terra durante a festa, embora também assinalem a existência de um défice de alojamento.
As Festas de Alcoutim animam a economia local e dão uma ajuda no combate ao desemprego. Amanhã à noite há espetáculo com o “Deejay Telio”, antecedido pela atuação da Ganda Banda, que também animará o público, noite fora. Gastronomia local, artesanato, desporto, fogo-de-artifício no rio Guadiana e animação musical diversa, fazem também parte do programa de animação.
A Festa de Alcoutim é organizada pelo Município de Alcoutim com o apoio da União de Freguesias Alcoutim e Pereiro, Bombeiros Voluntários de Alcoutim, Grupo Desportivo de Alcoutim, Associação Inter-Vivos, Guarda Nacional Republicana, Associação A Moira, Associação Odiana, Capitania do Porto de Vila Real de Santo António, Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Humanitário de Tavira.