Reconhecendo os resultados positivos decorrentes da concretização do projeto «+ Próximo», como «fundamentais para combater a solidão e o isolamento dos idosos sinalizados», do concelho, a Câmara Municipal de Alcoutim aprovou um protocolo de colaboração com o Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa.
A autarquia assume o compromisso de financiar o projeto «+ Próximo» por ser um projeto inovador de teleassistência à população mais idosa do concelho (com idade maior ou igual a 65 anos e em situação de isolamento social e geográfico).
Em comunicado, a autarquia explica que ele «Consiste na instalação de dois aparelhos. Um é colocado na pulseira ou no colar que pode ser premido em caso de pânico, e outro é colocado junto ao telefone, permitindo falar com a central, o que facilita uma intervenção precoce em caso de risco».
«Uma vez acionado, o serviço direciona a chamada para os meios mais adequados, designadamente forças de segurança, 112 ou familiares» esclarecem.
A execução do projeto está a cargo do Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa.
O acompanhamento no domicílio assenta «no levantamento de necessidades, no rastreio de parâmetros de saúde (tensão arterial, glicémia e colesterol), na divulgação do serviço de teleassistência, bem como na instalação e contínua monitorização da funcionalidade dos dispositivos necessários para o seu usufruto».
Iniciado em 2020, o projeto resultou de um Protocolo de Associação ao Contrato Local de Segurança do município de Alcoutim com a Área Governativa da Administração Interna e a Cruz Vermelha Portuguesa (Centro Humanitário de Tavira).
O financiamento do projeto foi sempre garantido pela Secretaria Geral da Administração Interna através de verbas provenientes da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no âmbito de apoios previstos para riscos sociais.
Nesta 5.ª edição, revela a autarquia, após várias diligências e diversas formas de contacto, quer presenciais quer à distância, sempre com boas expetativas à renovação do apoio à continuidade deste importante projeto para a realidade de Alcoutim, «não foi recebida qualquer informação ou decisão sobre o processo de renovação».
O projeto “+ Próximo”, pressupõe um investimento de, aproximadamente, 56 mil euros, e acompanha atualmente 73 seniores em 35 localidades dispersas pelas quatro freguesias do concelho, sendo os utentes maioritariamente mulheres com uma idade média de 82 anos, inventariou a câmara municipal de Alcoutim.