Alterações climáticas trazem peixes tropicais para o Algarve

Há uma lista de espécies de animais marinhos que vão sendo encontradas na costa algarvia. Três novas de peixes e uma de invertebrados acabam de ser acrescentadas.

A novas quatro espécies foram já registadas por um grupo de investigadores do Centro de Ciências dos Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve (UAlg) todas de origem tropical e nunca antes detetadas na zona, segundo observa o CCMAR.

A explicação para a presença destas espécies na consta algarvia pode estar nas alterações do clima que são cada vez mais evidentes.

Á RTP o CCMAR declarou que foram identificadas entre Portimão e Alvor, a duas milhas da costa e são espécies que já se conhecem e existem em grande abundância nas ilhas Açores e Madeira.

As quatro espécies identificadas são: um peixe-balão (Lagocephalus lagocephalus), coletado em 17 de outubro de 2017, no estuário do rio Guadiana, ao largo de Castro Marim; um Peixe-Rainha (Thalassoma pavo), observado em Portimão, a 22 de setembro de 2018; o verme de fogo (Hermodice carunculata), observado, a 7 de setembro de 2018 num recife natural perto de Portimão, com um comprimento total aproximado de 33 cm e por último, foi registado um Rascasso da Madeira (Scorpaena maderensis), em Portimão, a 3 de outubro de 2016.

A lista de espécies vai aumentando através de testemunhos e relatos de mergulhadores e pescadores, e encontra-se aqui neste site .

About the author

novodmin