Durante a celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, realizada no Consulado de Portugal em Sevilha, Espanha, a Junta de Andaluzia confirmou seu apoio à construção da Ponte Alcoutim – Sanlúcar de Guadiana, sobre o Guadiana
No evento, Rocío Diaz Jimenez, Conselheira de Fomento e Articulação Territorial, reiterou o compromisso da Junta de Andaluzia com o progresso da Ponte, que está incluída pelo Portugal no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Junta de Andaluzia também formalizou um pedido de reunião com o Governo do Reino de Espanha e autoridades portuguesas para resolver o impasse atual, que envolve a formalização de um acordo de colaboração e a aprovação do projeto de execução.
O Município de Alcoutim, beneficiário final e proprietário da obra, tem um orçamento previsto de 13 milhões de euros.
Após a assinatura do contrato entre a CCDR Algarve (beneficiário intermediário) e o Município de Alcoutim, a Câmara Municipal de Alcoutim desenvolveu o projeto de execução e concluiu as avaliações ambientais necessárias, além de já ter preparado os procedimentos para o início da construção e a fiscalização subsequente, conforme estabelecido no código de contratação pública.
A Ponte Alcoutim – Sanlúcar de Guadiana faz parte da lista de conexões rodoviárias fronteiriças entre Portugal e Espanha, aprovada nas recentes Cimeiras Luso-Espanholas.
Originalmente, este investimento foi reconhecido como de interesse comum na Cimeira Luso-Espanhola de 1992 e no programa INTERRREG de 1995, mas não prosseguiu, principalmente devido a questões financeiras.
Agora, com o Plano de Recuperação e Resiliência, Portugal incluiu este investimento entre os projetos financiados pela União Europeia, prevendo-se uma obra com duração estimada.