João Manuel Moreno, adiantou que a Andaluzia se encontra em situação de seca extrema e, numa intervenção perante a comissão de peritos da seca criada na Junta da Andaluzia, disse que as reservas de água, nalgumas áreas do território estão abaixo dos 15% da sua capacidade, com reposições por chuvas muito débeis.
Estão 500.000 pessoas na região com abastecimento limitado de água e, se os níveis da precipitação não se modificarem, haverá restrições de consumo humano em cidades como Sevilha e Málaga.
Ainda antes do Verão, a Andaluzia está a preparar todos os portos da região para, em caso de seca extrema, começar a receber água através de navios, de forma a garantir o abastecimento à população.
O Presidente da junta da Andaluzia disse ainda que, ao mesmo tempo, a região é um grande destino turístico de Espanha, com cidades costeiras que alcançam o triplo da população e é também uma região agrícola que produz comida para milhões de pessoas em diferentes países.
Juamma Moreno, como é também conhecido, anunciou a aprovação para a região de 50.000.000 de euros de ajuda direta aos agricultores e outros 150.000.000 em trabalhos relativos a obras de cimento de água