O ministro estava de visita à empreitada de execução do sistema de elevação de água para o túnel de Odeleite – Beliche – Lote A, de remodelação e adaptação da comporta de isolamento da tomada de água para o túnel, na Barragem de Odeleite, no concelho de Castro Marim.
A nova versão da dessalinizadora produzirá 24 hectómetros cúbicos de água doce, em vez dos dezoito inicialmente previstos, tendo considerado que é o momento próprio de se fazer tal investimento.
O Estudo de Impacte Ambiental referente a duas possíveis localizações faz parte do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tal como a obra que o ministro visitou perto da aldeia de Choça Queimada. Porém a obra ainda não tem essa fonte como garantia, o que levou o ministro a dizer que se não o conseguia recorreria a ouras fontes.
Sobe também de 40 para cinquenta milhões o valor do investimento previsto.
Já a obra na barragem, relativa à eficiência hídrica, estima-se que estará concluída dentro de mês e meio e terá custado 183 mil euros.
A intervenção tem por objetivo a preparação da comporta da tomada de água do túnel de água entre a albufeira de Odeleite e do Beliche, para permitir aproveitar o volume morto daquela albufeira, elevando para o Beliche.