A Espanha abandona hoje o estado de alarme, num momento em que a taxa de incidência da Covid-19 continua a cair. Porém, as medidas de desconfinamento não são idênticas para as diversas regiões do país vizinho e a fronteira com Portugal continuará encerrada até 1 de Julho.
A considerada “nova normalidade” tmpõe restrições, como a de utilizar a máscara,manter a distância de segurança e só a descoberta de uma vacina ou tratamento poderá fazer regressar a vida normal em termos sanitários, já que diversos especialistas apontam para o facto de a Pandemia ter alterado significativamente as permissas de como a humanidade poderá viver no futuro.
Nos territórios que confinam com os portugueses, nas margens do rio Guadiana, sabe-se que a Andaluzia implantará já a partir deste domingo 400 medidas reunidas em decreto para uma nova realidade: a capacidade permitida no comércio e restauração será de 75% no interior e 100% nos terraços. A percentagem baixa para 50% nas piscinas dos hotéis e para 65% nos cinemas, museus, teatros e auditórios. Os concertos ao ar livre pode atingir a capacidade máxima de 1.500 pessoase os funerais vão até 60 participantes. Feiras, mercados e romarias estão fora das recomendações.
Quanto à Extremadura espanhola, ela regressará ao confinamento se houver novo surto e o conselho estabeleceu prazos para o regresso à normalidade. Na primeira fase, até 31 de julho, as limitações de capacidade variam entre 50% e 75%, diminuindo a seguir.