Os «Poetas do Guadiana», do qual fazem parte poetas das duas cidades fronteiriças, estiveram presentes na Casa Grande na passada quinta-feira, onde participaram num recital dedicado ao evento de arte multidisciplinar «earth@Ayamonte», no Centro Cultural Casa Grande, Ayamonte,
Presente estiveram Maria Remedios Rubiales, da câmara municipal de Ayamonte, «Poetas do Guadiana» e Juan de Luzia, que ofereceu um concerto de piano. Elidia leu sonetos de Yun Fuentes , Panamá e foi muito bem recebida a performance “Xico, Xica” de Xu Pimentão. Ao fim da tarde foi apresentado o livro «Los templarios…» de Juan Antonio Poveda.
Na sexta-feira, Biblioteca Municipal Vicente Campinas, foi apresentado o livro de poesia de autoria de Eladio Horta, um dos mais expressivos e originais poetas, aiamontinos, «La No Estratégia del Arbore», a estratégia da árvore, editado pela Graffit, cento e vinte páginas, agrupadas em nove temáticas relativas à árvore.
Por sua vez, José Luis Rua, apresentou a sua «Crónica Breve» sobre a poesia na cidade de Ayamonte, uma cidade andaluza que ama a poesia e que albergou Joaquin Sorolla, de quem são incondicionais admiradores e foi inspirador, durante o tempo em que pintou a luz do sul, as praias e os quadros da pesca do atum.
O livro recolhe dez anos de crónicas do autor, quase uma por mês, ilustradas por fotografias, gentes e lugares e onde pontificam alguns poemas e será, certamente um referencial para o futuro na cultura aiamontina. Assunção Constantino fez as honras da casa e moderou a apresentação das obras e a leitura de poemas de ambos autores, por parte de membros de «Poetas do Guadiana»