Trata-se de preparar a proposta para a candidatura a sede organizadora dos Jogos Náuticos Atlânticos de 2024, ambiciosa iniciativa que integra dois municípios do Baixo Guadiana, em Espanha: Ayamonte e Isla Cristina e os municípios portugueses de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Alcoutim.
Na cerimónia de abertura estiveram presentes entre outros a autarca de Ayamonte, Natalia Santos, Francisco Quiroga Martínez, presidente do Comité Internacional dos Jogos Náuticos do Atlântico, bem como um representante da Junta de Andalucía, nomeadamente o Delegado do Desenvolvimento, Infraestruturas , Planeamento e Cultura, e restantes Câmaras Municipais e Câmaras Municipais portuguesas envolvidas neste projecto.
Natalia Santos, sublinhou que um dos pontos fortes desta candidatura é sem dúvida «a vasta experiência de cooperação transfronteiriça dos dois lados do Guadiana, que reúne todas as condições para poder acolher um evento de esta magnitude», e acrescentou uma importante afirmação turística que significaria a organização destes Jogos.
É um evento desportivo para jovens europeus entre os 14 e os 20 anos, oriundos de cinco países do Arco Atlântico Europeu (Espanha, Portugal, França, Reino Unido e Irlanda), que durante uma semana, através de quase 60 modalidades desportivas, irão tornar-se embaixadores dos desportos aquáticos.
Durante as diferentes conferências foram apresentadas comunicações e experiências organizacionais. Os conselhos organizadores e câmaras municipais vão também apresentar as suas experiências, infraestruturas e recursos para a organização dos Jogos Náuticos Atlânticos de 2024.