Preveem que mais de 200 aviões voarão graças ao biocombustível da Cepsa feito de caroço de azeitona em La Rábida, depois de técnicos do parque energético La Rábida da distribuidora terem conseguido desenvolver o primeiro diesel totalmente sustentável.
Trata-se do hidrobiodiesel (HBD), um combustível produzido pela hidrogenação de gorduras animais e óleos vegetais. As propriedades físicas do HBD tornam o produto ideal para ser usado como combustível para motores a diesel. A sua utilização em viaturas é imediata, pois responde sem problemas às especificações dos motores a gasóleo já em funcionamento e representa uma redução até 90% das emissões de CO2.
O trabalho foi realizado em apenas 18 meses na fábrica de Palos de la Frontera. Para o efeito, os seus gestores tiveram que enfrentar a mudança de catalisador, metalurgia e segurança, digitalizando ainda mais do que era. Alberto Monje, natural de Encinasola, é o responsável pela obra. Junto com ele trabalharam Carmen, uma jovem engenheira da capital, e uma equipe de trabalho formada inteiramente por profissionais de Huelva de todos os cantos da província. O talento de Huelva volta a colocar Huelva e a sua fábrica Cepsa na vanguarda, diz o diário.