Notícias

Biografia de Paco de Lucía apresentada em Castro Marim

A apresentação da biografia esteve integrada no programa 365 Algarve. O livro “Paco de Lucía – El Hijo de la Portuguesa”, uma biografia autorizada do génio da guitarra e mestre absoluto do flamenco contemporâneo, foi apresentado na Biblioteca Municipal de Castro Marim, no passado dia 20 de Janeiro, pelo autor Juan José Téllez.

A iniciativa nasceu da mesma vontade que o Festival de Lucía, que teve a sua edição zero em 2016, “comemorar, lembrar e interiorizar a herança de Paco de Lucía como filho de Castro Marim”, sublinhou a vice-presidente da autarquia, Filomena Sintra, citada em nota de imprensa.

Paco de Lucía, reconhecido como um dos melhores compositores e guitarristas do mundo, tinha em Castro Marim as suas raízes, mais concretamente em Monte Francisco, terra que viu a sua mãe, Luzia, nascer.

“Mais do que ser filho de alguém de Castro Marim, Paco sempre associou o seu nome à sua mãe. A sua ligação emocional a Castro Marim e à sua mãe ficou perpetuada também no nome dos seus álbuns e para nós é uma honra reconhecer esse orgulho”, concluiu a vice-presidente.

paco de lucia 2

 

A apresentação da biografia foi uma iniciativa da Câmara de Castro Marim

“Paco dizia que do que gostava era de cantar, mas como era tímido, escondia-se atrás da guitarra. Abençoada timidez, que o fez ser o génio mundial da guitarra”, disse o escritor, jornalista e autor da biografia, Juan José Téllez, que já viu o seu trabalho reconhecido em vários prémios jornalísticos e literários.

Entre as suas diversas obras literárias, o município destaca “Medina y otras memórias” (Valência, 1981), o ensaio “Paco de Lucía, Retrato de familia con guitarra” (1994), “Transatlântico” (Madrid, 2000), “Las Causas Perdidas” (2005) e “Las Grandes Superficies” (2010).

Presente na apresentação esteve também o realizador Ivan Dias, um dos responsáveis pelo espectáculo “La Herencia de Paco de Lucia”, que esteve em Castro Marim no ano de 2015 e foi a iniciativa precursora da criação do Festival de Lucía.

“Esta biografia permite-nos conhecer Paco além dos sentimentos da sua música, fala-nos sobre a sua vida, a ligação a Portugal, o que o moveu”, referiu o realizador.

paco de lucia 3

 

Paco de Lucía é reconhecido como um dos melhores compositores e guitarristas do mundo

O projecto para o Largo Paco de Lucía, em Monte Francisco, foi apresentado pelo presidente da Câmara de Castro Marim, que mencionou ainda uma futura geminação com Algeciras, onde nasceu este mestre do flamenco e onde gravou os seus primeiros discos.

“Vamos recriar em frente à casa de sua mãe, em Monte Francisco, um local de romaria onde possamos sentir e ouvir Paco de Lucía”, concluiu Francisco Amaral.

No público, marcaram presença alguns nomes ligados à música e admiradores do trabalho de Paco de Lucía, entre os quais Raul Rodriguez, filho da cantora espanhola Martirio, e Ruca Rebordão, de visita ao concelho de Castro Marim.

A encerrar a apresentação do livro estiveram o acordeonista João Frade e o guitarrista Lukk Meulema, num magnífico momento musical em que também entrou Raul Rodriguez.

A apresentação da biografia “Paco de Lucía – El Hijo de la Portuguesa” foi uma iniciativa da Câmara de Castro Marim, integrada no programa 365 Algarve, da Região de Turismo do Algarve.

 

Source: Biografia de Paco de Lucía apresentada em Castro Marim

Opinião

Dezembro, 2020

X