Notícias Território

Caminhada pela GR15 com meia centena de pessoas

Durante dois dias, por 40 quilómetros e 10 localidades, pela serra do Baixo Guadiana, ocorreu a primeira grande caminhada organizada pela Odiana, na qual participaram meia centena de pedestrianistas. A Odiana, organização organizadora,  considerou ter sido um sucesso  e garantiu que vão ser planeados mais eventos do género na zona que considera de pedestrianismo por excelência.

Foi num fim-de-semana, já com cheiro a «Primavera», que mais de meia centena de pessoas aderiram ao desafio proposto pela Odiana e partiram à descoberta do interior algarvio, percorrendo um troço da Grande Rota do Guadiana. Atividade física, clima primaveril, paisagem florida, passeio relaxante e boa disposição foram a fórmula ideal para descobrir o barrocal e serra algarvia. O passeio captou e encantou caminhantes de várias nacionalidades (portugueses, espanhóis, italianos e holandeses), alguns já peritos nos trilhos do Baixo Guadiana, outros que descobriram pela primeira vez a GR15 e que prometem voltar e repetir a experiência.

Foram cerca de 40 kms em dois dias. No primeiro dia (sábado, 12 Março) foram 25 km’s e 17 km’s no domingo (13 Março).  A partida deu-se no Revelim de Santo António, em Castro Marim, rumo ao Azinhal, Odeleite com repasto, animação e dormida.

No 2º dia com rumo traçado até ao concelho de Alcoutim, pausa na aldeia de Corte das Donas e subida do rio com passagem pelo Álamo e destino final em Guerreiros do Rio. O percurso incluiu ainda a passagem por Monte Francisco, Junqueira, Almada D’Ouro, Alcaria e Foz de Odeleite.

Uma caminhada que contou também com a participação especial do «Peregrino Algarvio», um vila-realense sobejamente conhecido no mundo das caminhadas e que já «correu» o país de lés a lés.

As críticas foram muito positivas e o balanço foi tido pela organização como um «sucesso a repetir nos próximos tempos», de resto uma iniciativa que «atesta o pedestrianismo no território como uma oferta estruturada e consolidada que atrai cada vez mais visitantes ao Baixo Guadiana». A Odiana garante que este tipo de iniciativas são uma ferramenta primordial na promoção e dinamização do pedestrianismo no território.

Recorde que a GR15 tem cerca de 65 km’s de extensão, atravessa três concelhos, Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António e viaja por dezasseis localidades cujo ex-líbris é o rio Guadiana.

A Associação Odiana,teve a colaboração de: ARCA, NovBaesuris (Casa de Odeleite), Associação Social da Freguesia de Odeleite, Bar do Rio, Câmara Municipal de Castro Marim, Câmara Municipal de Alcoutim, Junta de Freguesia de Odeleite, União de Freguesias de Alcoutim e Pereiro, Cooperativa Terras de Sal, Quinta da Fornalha, Vivendo e Colhendo, ANCCRAL, ARCDAA, Paula Pinto, Agnelo Cavaco e Maria do Céu. Um agradecimento especial ao Peregrino Algarvio, aos fotógrafos Hugo Esteves e Tiago Cristo e à Equipa Odiana.

 

 

​Imagem: Tiago Cristo​

Etiquetas

Opinião

Dezembro, 2020

X