O evento, que encerrou o programa de ações de sensibilização para os direitos das crianças. no dia 15 de maio e viu a participação de crianças e adultos trajando azul, integrando-se na Campanha Laço Azul e no Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância.
Além de sensibilizar a população sobre os maus-tratos infantis, a caminhada também arrecadou alimentos e produtos de higiene para crianças, que serão distribuídos às famílias necessitadas do município através da Loja Social dos Serviços Sociais de São Brás de Alportel.
No contexto da Campanha Laço Azul, as escolas locais promoveram atividades de sensibilização e a escultura Liberdade, na Avenida da Liberdade, foi novamente adornada com um laço azul para conscientizar a comunidade.
É relevante lembrar que a Campanha Laço Azul começou em 1989 na Virgínia, EUA, por Bonnie W. Finney, que amarrou uma fita azul na antena do seu carro para provocar questionamentos.
O azul foi escolhido por Bonnie para não esquecer os corpos machucados e com hematomas de seus netos, servindo como um lembrete constante de sua luta contra os maus tratos infantis.
A história de Bonnie Finney destaca o impacto que a preocupação de um cidadão pode ter no alerta ao público sobre os maus tratos em crianças.