As celebrações iniciam-se a 23 de junho, às 18h00, com uma exibição de xailes e lenços no Mercado Local de Castro Marim, confeccionados pelos alunos da Universidade do Tempo Livre.
O Grande Arraial de São João terá lugar às 20h00 na Praça 1.º de Maio, com Marchas Populares e atuações do Duo Reflexo, constituindo o ápice das festividades dos Santos Populares.
A 24 de junho, as cerimónias arrancam às 09h00 com o Hastear da Bandeira na Câmara Municipal, seguido de uma missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Mártires às 10h00.
Um momento alto será a sessão solene no auditório da Biblioteca Municipal, com entrada livre.
Será igualmente inaugurado o Projeto Educativo “O nosso Património Natural”, um mural de azulejos realizado por estudantes, que será desvendado às 12h30 junto à Casa do Sal.
Durante o Dia do Município, serão estabelecidos protocolos para a utilização das instalações desportivas do Verdelago e para o desenvolvimento da comunidade energética.
A festa incluirá também o lançamento da recolha de biorresíduos em Castro Marim.
As festividades culminam com o espetáculo dos UHF e da Banda Musical Castromarinense no Revelim de Santo António às 22h00, em comemoração ao centenário da banda.