Este acompanhamento e apoio às famílias em situação vulnerável que o Município resulta do compromisso assumido no âmbito da transferência de competências do Governo para as autarquias locais, no domínio da Ação Social.
O grande enfoque da equipa está nas visitas domiciliárias, encaminhamentos e articulação de esforços com diversas entidades competentes e, como relatam, tantas vezes é a família que falta a estas famílias, cabendo-lhes desempenhar uma série de tarefas, num relacionamento de proximidade e compromisso.
A equipa afirma desenvolver todo um conjunto de ações, acompanhamento no terreno a realidade, as necessidades e os desafios de integração social dessas famílias carenciadas.
O que é o RSI
O Rendimento Social de Inserção (RSI) é uma medida de proteção social concebida para apoiar pessoas ou famílias em situação de pobreza extrema, que não se cinge apenas a um apoio monetário e inclui o acompanhamento social com uma equipa técnica multidisciplinar e a criação de um projeto de vida de cada elemento do agregado familiar.
O objetivo é ajudar estes cidadãos a ganhar autonomia, ultrapassar a situação vulnerável em que se encontram, assim como as problemáticas que conduziram os mesmos a situações de exclusão social.
O acesso a esta medida é atribuído a cidadãos e agregados familiares que se encontrem em situação de carência económica grave, inscritos no Centro de Emprego e Formação Profissional, maiores de idade, residentes legalmente em Portugal há pelo menos três anos e que se comprometam a cumprir o programa de inserção.
Menores de idade podem requerer este apoio em caso de gravidez, se estiverem casados ou viverem em união de facto ou tiverem menores a cargo que dependam exclusivamente do agregado familiar.
Os atendimentos, em São Brás, realizam-se no Centro de Apoio à Comunidade, localizado na rua Serpa Pinto n.º 29, nos dias úteis entre as 9h00 e as 13h00 e das 14h00 às 17h00.