Centro de Meios Aéreos de Cachopo é transfronteiriço

Centro de Meios Aéreos de Cachopo é transfronteiriço

ana abrunhosa cachopo

A ministra Ana Abrunhosa visitou e percorreu as obras com trabalhos em curso no Centro de Meios Aéreos de Cachopo, na avaliação que está a realizar a obras financiadas com fundos europeus e disse aos jornalistas que o investimento naquele centro, orçado em 2,3 milhões de euros, representa uma excelente aplicação de fundos comunitários.

Trata-se de um projeto financiado com fundos europeus relacionados com a cooperação transfronteiriça, e o trabalho conjunto entre o Algarve e a província espanhola de Huelva. Prevê-se que as obras visitadas do Centro de Meios Aéreos de Cachopo, no concelho de Tavira, devam estar concluídas até setembro e contribuam para a cooperação transfronteiriça, na Proteção Civil com Espanha.

O edifício que vai servir para a Proteção Civil, de forma que uma equipa acompanhe dali o combate a incêndios. Há um espaço para uma pista para meios a aterragem de helicópteros e partilha de boas práticas e formação.

A ministra esclareceu que, na área da proteção civil, a cooperação com Espanha está muito avançada e Portugal, que partilha uma fronteira com Espanha, está ciente que o fogo não conhece fronteiras e, por vezes, o corredor de fogos vem da zona de Huelva para este território.

O centro de meios aéreos permitirá dar uma resposta mais rápida em caso de incêndio florestal, numa zona de serra, a 40 quilómetros do litoral e da sede de concelho. Ana Abrunhosa está esperançada que o Centro de Meios Aéreos de Cachopo possa, no futuro, passar a ser uma infraestrutura definitiva, em vez de estar só operacional durante o período de maior risco de incêndios.

A presidente da Câmara de Tavira, Ana Paula Martins, relevou que o centro tem como objetivo, em primeiro lugar, dar condições a bombeiros, pilotos e elementos da GNR que participam no dispositivo de combate a incêndios, entre 15 de maio e 15 de outubro, garantindo todos os meios para haver uma resposta imediata. Manifestou o desejo de que o helicóptero ficasse em permanência para aumentar em muito a resposta, uma vez que um carro de bombeiros para chegar demora uma hora e meia a duas horas e um helicóptero implica uma resposta imediata.

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×