Guadiana junto a Mesquita
Destaque foz-destaques Guadiana

«CERCAS DE ALCARIAS DE MESQUITA» É PROJETO ARQUEOLÓGICO DA IACAM

Ligada ao «Proyecto/ Projeto IACAM Desde Projetos al-Andalus—Maghreb», na reunião de 2020 sobre «Proyectos de investigación e intervención arqueológica española en el exterior», do ministério da Cultura e Desporto de Espanha, foi aprovado o Projeto IACAM, «Intervenção Arqueológica das Cercas das Alcarias de Mesquita (Mértola, Portugal)».

Este projeto acompanha outros como «Da Hispânia a al-Andalus: Arabização, islamização e resistência no meio rural», um projeto que será dirigido por Bilal Sarr (UGR) juntamente com Maria Fátima Palma (FCT/CAM/CEAACP/UGR), que será também principal responsável pelas intervenções em Portugal, e que tem uma importante participação da Universidade de Granada, do Campo Arqueológico de Mértola, Câmara Municipal de Mértola, através do Museu de Mértola, Centro de Estudos em Arqueologia, Arte e Ciências do Património (CEAACP).

Os investigadores Susana Gómez, Virgílio Lopes, Luca Mattei, Antonio Reyes Martínez, Marco Fernandes e Miguel Reimão também participam neste projeto. A organização comprometeu-se a informar sobre o desenvolvimento das atividades arqueológicas e os resultados deste projeto a ser desenvolvido nas proximidades do rio Guadiana ao longo do próximo ano 2021 e que considera estimulante.

A aldeia da Mesquita, localizada na margem do Guadiana, frente ao Pomarão, no concelho de Mértola tem em curso um projeto de Turismo de Aldeia do qual já demos conhecimento aos nossos leitores: