Para o presidente da câmara municipal, Álvaro Araújo, esta parceria reconhece a excelência do Centro de Alto Rendimento de VRSA que «resulta do trabalho que é feito diariamente para promover a qualidade do desporto no concelho».
Vila Real de Santo António quer «continuar a ser a capital do desporto e dos campeões, tendo sempre por base os valores do programa de educação olímpica, que são a excelência, o respeito e a amizade».
José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, , afirmou a inserção do protocolo num contexto de envolvimento das Câmaras Municipais no Programa de Educação Olímpica, «cujo objetivo fundamental é permitir às crianças, em idade escolar, uma apropriação dos conteúdos culturais que estão subjacentes à mensagem olímpica».
Manifestou a sua satisfação em ver o município de Vila Real de Santo António associar-se ao projeto e sublinhou a longevidade do Centro de Alto Rendimento de VRSA e sua constante procura por atletas de topo nacionais e internacionais justificam uma constante aposta na sua projeção e promoção.
Após a cerimónia, o diretor regional do IPDJ, Custódio Moreno, o vice-presidente do município, Ricardo Cipriano, e a diretora do departamento de Educação e Memória Olímpica, Rita Nunes, que fez a apresentação do Programa de Educação Olímpica.
Na mesma cerimónia, Ana Cabecinha, atleta algarvia a residir atualmente em Vila Real de Santo António, foi distinguida com um Diploma de Finalista referente à prova de 20 quilómetros marcha nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, onde ficou em 6º lugar, alcançando a sua melhor marca da época.
O distintivo foi entregue, durante a cerimónia, pelo presidente Álvaro Araújo, e pelo presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino.
O que é o Programa de Educação Olímpica
Criado em 2015, pelo Comité Olímpico de Portugal, o Programa de Educação Olímpica tem como principal objetivo promover o olimpismo, os Jogos Olímpicos, o gosto pela prática desportiva e os hábitos de vida saudável, através dos valores olímpicos: excelência, amizade e respeito.
É um programa educativo que visa contribuir para a formação de crianças e jovens, através de uma abordagem motivante e divertida, para a transmissão de conhecimentos sobre o movimento olímpico, os seus valores, símbolos, modalidades e atletas, ao mesmo tempo que promove a aprendizagem nas diversas áreas disciplinares.
O Programa de Educação Olímpica conta já com 281 escolas, 921 professores e 208.485 alunos envolvidos.