A confraria vilarealense concretizou um ano cheio de atividades e participações por todo o país e na vizinha Espanha, nada menos que 95. António Cabrita, presidente da Confraria do Atum salienta que a associação realizou uma forte divulgação do nome de Vila Real de Santo António e do seu entorno, com o seu produto estrelar, essencialmente do ponto de vista gastronómico, que é o atum.
A título de exemplo, refira-se o que têm sido os três últimos meses de presença dos responsáveis e participantes nesta confraria, numerosa, como se pode observar e distendida por todo Portugal e Andaluzia.
Em Alvaiazere conviveu com a Confraria do Chicharo: em Ayamonte este numa da exposição de pintura e escultura – “Entre duas margens”, patrocinada pelas autoridades locais, Em Colindres/Cantábria/Espanha, aconteceu a geminação com a Cofradia del Bonito del Norte, participou em convívios, tais como, em Barcelos, a Confraria do Galo de Barcelos.
Em Sabugosa/Tondela, estiveram com a Confraria dos Carolos e Papas de Milho, em Portimão com confraria dos Gastrónomos do Algarve, em Olhão, com a Confraria Olhanense do Litão e com a Confraria Marinha da Ria Formosa., em Memória, Leiria, com a Confraria do Carneiro e das Sopas do Verde, em Espinho, com a Confraria da Caldeirada de Peixe e do Camarão de Espinho, em Setúbal, com a Nobre Confraria Gastronómica do Melhor Peixe do Mundo, em Pinhal Novo, Palmela, com a Confraria da Sopa Caramela,.
Entretanto, comemoraram o 15º aniversário da Confraria do Atum.
Prosseguiram os encontros em Alcaçovas, Viana do Alentejo, com a Confraria dos Doces Conventuais do Alentejo, em . Valdepeñas de Jaen/Espanha, geminaram com a Cofradia del Dornillo; em Estremoz com a com a Confraria do Enófilos do Alentejo; em Ayamonte/Espanha , na feira do VIMAR, feira do vinho e do mar; em Barranco do Velho/Loulé, com a Confraria da Serra do Caldeirão; em Campo Maior – Confraria Gastronómica do Alentejo, em homengem a comendador Rui Nabeiro.
Registam-se as presenças em Odivelas, com a Confraria da Marmelada de Odivelas; em Arouca , na Assembleia Geral da FPCG, Federação Portuguesa das Coopetivas Gastronómicas; em Arouca , com, Confraria da Carne Arouquesa; em Carapelhos/Mira – Confraria dos Nabos e Companhia.
Em Monte Gordo/VRSA promoveram o Almoço de Natal da Confraria do Atum. Em Albufeira, o convívio foi com a Confraria do Bacchus; e na Guia, com a Confraria dos Amigos da Guia e do Frango da Freguesia. .Em Vila Reasl de Santo António foi a Assembleia Geral Electiva da Confraria do Atum e a Caldeirada de Natal no Zé Calceteiro.
Estas atividades dão nota de uma intensa e movimentada atividade com um ano de forte emoções e grandes divulgações, a demonstrar que a Confraria do Atum se encontra num periodo de vida bem recomendavel.