O Crematório Municipal de Faro foi inaugurado no passado dia 25 de Setembro e já se encontra em funcionamento. Está localizado no cemitério da cidade. A obra teve a duração de 11 meses, após ter vencido cerca de uma década de burocracia.
Este crematório está equipado com dois fornos, um para cremações funerárias e outro pirolítico, para queimar resíduos associados aos enterramentos, como flores e restos de urnas. O equipamento municipal inclui ainda algumas valências de apoio ao serviço como receção, sala de estar, cafetaria, capela ecuménica, sala, sala de última despedida, tanatopraxia e jardim da memória/cendrário.
A sala da despedida permite aos familiares acompanharem até ao último momento o seu familiar ou amigo e ainda é possível observar a urna a entrar no forno, através de uma janela em vidro ou de um ecrã instalado na capela. A empresa Servilusa, concessionária do crematório pagará à câmara municipal de Faro 1700 euros por mês pela ocupação do terreno e um por cento do valor de cada cremação, com um contrato de concessão com a duração de 30 anos. Os munícipes do concelho vão pagar 258 euros por cremação e os não residentes 309 euros. As ossadas terão um custo de 180 euros.
O investimento de 1,16 milhões de euros.