Da cirurgia ao trabalho caseiro eis os robôs

Da cirurgia ao trabalho caseiro eis os robôs

professor maria chiara carrozza

A professora Maria Chiara Carrozza acredita que as pessoas no século 21 acharão a vida mais habitável na crescente companhia de seus equivalentes mecânicos: os robôs.

Carrozza, presidente do Conselho Nacional de Investigação de Itália, afirma que os robôs avançados prometem melhorias generalizadas na qualidade de vida na Europa e fora dela.

Em locais que vão desde quintas a fábricas, ela prevê que a robótica será muito mais uma aliada dos humanos do que uma ameaça ao seu emprego.

«A robótica é uma tecnologia fundamental», disse Carrozza, físico e engenheiro que serviu há 11 anos como ministro italiano da investigação. «Os robôs podem ser um apoio para melhorar a qualidade do trabalho

O programa de investigação da UE, a terceira maior parte do orçamento da UE, com um financiamento de quase 100 mil milhões de euros em 2021-2027, dedicou uma atenção considerável à robótica.

Os projetos financiados pela UE examinaram o potencial dos robôs para fazer tudo, desde colaborar com os trabalhadores nas fábricas até melhorar as operações nos hospitais.

A própria Carrozza tem foco de pesquisa em robótica. Ela diz que a Europa desfruta de uma vantagem competitiva neste domínio porque o continente é há muito tempo o lar de fabricantes automóveis de classe mundial e estes tradicionalmente implementam tais tecnologias.

«Temos as competências, temos as infraestruturas, temos as empresas – e engenheiros muito bons», disse Carrozza.

Ela diz que esta experiência pode ser aproveitada não apenas para reforçar a base industrial da Europa, mas também para garantir uma influência europeia proeminente no desenvolvimento de robôs para uma série de funções emergentes.

Estas incluem o trabalho agrícola no campo, que as pessoas podem ter cada vez mais dificuldade em realizar devido às alterações climáticas, bem como serviços domésticos básicos, incluindo a aspiração, de acordo com Carrozza.

«Isso significa prestar assistência ao domicílio – como, por exemplo, apoiar os idosos em casa, mas também apoiar a vida quotidiana em casa através da automatização da limpeza», disse ela. «Este será um negócio importante para o futuro.»

Republicado em língua portuguesa sob Licença CC. Este artigo foi originalmente publicado em . EU Research and Innovation magazineEste arti Horizon, the EU Research and Innovation magazine

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×