O debate, que acontece no hemiciclo do Parlamento Europeu, em Bruxelas, é transmitido na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no mesmo horário.
A União Europeia de Radiodifusão (em inglês European Broadcasting Union, EBU), que organiza o debate, confirmou a participação de Walter Baier (Áustria, Esquerda Europeia), Sandro Gozi (Itália, Renew Europe Now), Ursula von der Leyen (Alemanha, Partido Popular Europeu), Terry Reintke (Alemanha, Verdes Europeus) e Nicolas Schmit (Luxemburgo, Partido Socialista Europeu).
Estes cinco candidatos debatem em torno de seis grandes temas, escolhidos com base nas prioridades identificadas no mais recente Eurobarómetro:
- · Economia e emprego
- · Defesa e Segurança
- · Clima e ambiente
- · Democracia e Liderança
- · Migração e Fronteiras
- · Inovação e Tecnologia
As perguntas serão colocadas pelos dois moderadores do debate, Martin Reznícek (TV checa) e Annelies Beck (VRT, Bélgica), pela audiência presente no hemiciclo, e pelos telespetadores que assistem virtualmente em eventos organizados pelos Gabinetes do Parlamento Europeu nos Estados-Membros (Alemanha, França, Espanha, Lituânia, Grécia e Roménia).
Submetem perguntas através das redes sociais. Os candidatos vão ainda ser entrevistados individualmente pelos moderadores no chamado segmento «Spotlight».
O debate será conduzido em inglês, estando assegurada a interpretação em tempo real nas 24 línguas oficiais da UE – incluindo português.
O sorteio, também organizado pela EBU no Parlamento Europeu, a 16 de maio, determinou a posição dos candidatos no palco, o primeiro a intervir sobre cada tema e a ordem das entrevistas «Spotlight».
Os candidatos estarão organizados da seguinte forma (da esquerda para a direita): Ursula von der Leyen, Nicolas Schmit, Terry Reintke, Sandro Gozi, Walter Baier.
A ordem das intervenções por tema será a seguinte: Nicolas Schmit, Sandro Gozi, Ursula von der Leyen, Walter Baier, Terry Reintke.
Nicolas Schmit será o primeiro candidato a ser entrevistado no segmento «Spotlight», seguindo-se Sandro Gozi, Terry Reintke, Ursula von der Leyen e, por último, Walter Baier.
Pode encontrar mais informações sobre o sorteio e/ou ver a gravação.
Em Portugal, o debate será transmitido na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, numa sessão para jovens, estudantes e membros da comunidade unidos.eu.
Os jornalistas podem também acompanhar aqui o debate. Há possibilidade de transmissão online, na rádio e TV (códigos embed e outras informações no documento em anexo).
Acompanhar o debate da Eurovisão, através do Centro Multimédia
O debate de 23 de maio será transmitido no EbS e na EBU com a identificação dos participantes no ecrã e outros elementos gráficos essenciais.
A versão limpa do debate estará disponível no EbS+, mas apenas para edição (não para transmissão ao vivo). O debate também será difundido na página do Parlamento (Centro Multimédia) e estará acessível a partir das plataformas de distribuição da EBU. Não serão permitidas filmagens independentes do debate a partir do hemiciclo.
O Centro Multimédia do Parlamento Europeu fornecerá igualmente um feed com linguagem gestual internacional e transcrição ao vivo em inglês, bem como versões legendadas nas línguas oficiais da UE, a pedido, uma vez terminado o debate.
Os ficheiros serão entregues antes das 18h00 (hora de Lisboa, mais uma em Bruxelas). Se estiver interessado neste formato, queira escrever para AVNewsDesk@europarl.europa.eu.
Os candidatos chegarão à entrada protocolar do Parlamento Europeu por volta das 11h45 (mais uma hora em Bruxelas), sendo possível aos meios de comunicação social registar as suas declarações.
Após o evento, está previsto um momento para declarações à imprensa, junto ao hemiciclo. Tanto as entradas como as declarações serão transmitidas ao vivo no EbS e no Centro Multimédia. Por volta das 12h45 (hora de Lisboa), os repórteres de imagem e fotógrafos terão oportunidade de filmar/fotografar os candidatos no hemiciclo.