Dia Aberto na Reserva do Sapal

Dia Aberto na Reserva do Sapal

Paisagem ribeirinha com casa abandonada em Portugal.

No próximo domingo, dia 14, a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António promove um Dia Aberto, com muitas iniciativas em contacto com a Natureza.

O programa estende-se entre 9:00 e as 17:30 horas sede e Centro de Interpretação da Reserva Natural, no Sapal de Venta Moinhos, concelho de Castro Marim. As atividades são gratuitas, com inscrição prévia, para algumas delas.

Este Dia Aberto tem por fim proporcionar uma experiência completa e familiar com múltiplas atividades, tais como amarcha-passeio, o passeio de BTT, observação de aves, tiro com arco, zumba, mini passeios de cavalo, entre outras propostas.

O programa inclui uma Feira de Produtos Tradicionais, com as melhores iguarias e artesanato da região, e num dia direcionado à sustentabilidade e prática de hábitos saudáveis. É ainda possível fazer rastreios gratuitos à glicemia e tensão arterial.

O Dia Aberto será, também, dinamizado por grupos das escolas de dança ABC, ARUTLA e Conservatório Regional de Vila Real de Santo António (VRSA), bem como pelas muitas atividades do Grupo de Escoteiros n.º 60 e Agrupamento 1370 de VRSA. O dia termina em festa, com um concerto pelos SUGALAND-Band.

A Observação de Aves, o passeio de BTT e a Marcha-Passeio, estão sugeitas a inscrição até ao próximo dia 11 de abril.

A organização do evento é da Comissão de Cogestão da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, da qual faz parte a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).

A Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, prestes a celebrar 50 anos, foi criada em 1975 eestá localizada no Sudeste algarvio, junto à foz do Rio Guadiana, abrangendo uma área de 2.307,99 hectares.

Engloba sapais salgados, corpos de água salobra, salinas e esteiros que se estendem pelos concelhos de Castro Marim e de Vila Real de Santo António, abrigando um elevado número de espécies faunísticas e florísticas.

Esta zona húmida de importância internacional foi a primeira reserva natural a ser criada em Portugal, na sequência da Revolução de Abril, no ano de 1975, no governo do general Vasco Gonçalves.

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×