A autarquia associará este espaço expositivo, centrado nas leituras da memória da imprensa na região, à rede museológica municipal, ficando a responsabilidade da gestão e do seu funcionamento à guarda da autarquia e do Museu Municipal de Faro.
O protocolo tinha sido assinado no passado dia 7 de setembro, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade, prevendo a instalação desta estrutura no antigo espaço da Tipografia União, com caráter permanente.
Assim, será assegurada a salvaguarda, valorização e divulgação do património gráfico resultante da oficina Tipografia União, dando a conhecer, ao mesmo tempo, o facto de ter sido Faro a cidade-berço da imprensa em Portugal, com a impressão do livro Pentateuco, em língua hebraica, a 30 de junho de 1487.
O estudo para a criação do museu foi adjudicado à Universidade do Algarve, e já foi realizada a recolha e inventariação do espólio documental e industrial e posterior programa expositivo preliminar com definição de conteúdo e sugestão de peças, uma proposta de espaços e funcionalidades, orçamentos e recursos.