A cada ano vem crescendo e apresenta já 5.900 peças, ocupando na íntegra o espaço do Centro Cultural António Aleixo. A estrutura, pode continua a crescer, em dimensão e minúcia das centenas de figuras, muitas criadas exclusivamente para esta edição.
Está construído com mais de 20 toneladas de areia, 4 toneladas de pó de pedra, 3.000 quilos de cortiça e uma diversidade de adereços que procuram recriar cenários natalícios e elementos característicos da região algarvia.
A montagem ocupou mais de 2.500 horas de trabalho, realizadas ao longo de 40 dias, com preparativos que começaram meses antes, segundo a câmara municipal de Vila Real de Santo António que destaca «as cerca de 100 peças animadas e motorizadas, os lagos e a iluminação que conferem dinamismo à exposição», com o curioso sobrevoo de pássaros mecânicos no seu espaço.
O Presépio Gigante incorpora elementos distintivos da região algarvia, como a Praça Marquês de Pombal, as salinas, as tradicionais noras e as antigas cabanas de Monte Gordo, para além de ilustrar os episódios bíblicos e cenas alusivas às tradições do Natal.
«A grande novidade deste ano é a inclusão de uma pedreira com o busto do poeta António Aleixo, natural de Vila Real de Santo António, que ganha destaque entre os cenários minuciosamente trabalhados», observa a autarquia.
O presépio no CCA é reconhecido como um dos «eventos âncora do município», atraindo também milhares de visitantes de todo o país e da vizinha Espanha, consolidando-se como um marco no Natal algarvio.
Foca uma vertente ecológica, sendo grande parte dos materiais utilizados naturais ou reciclados, como a cortiça e o musgo. A iluminação é composta por sistemas LED de baixo consumo e a água, usada nos lagos ornamentais, é reaproveitada.
Tem a assinatura de Augusto Rosa, Teresa Marques, Joaquim Soares e Luís Perrolas e pode ser visitado no Centro Cultural António Aleixo, de 3 de dezembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025, diariamente, das 10:00 às 13:00 horas e das 14:30 às 19:00.
A 24 e 31 de dezembro, encerra às 18h00. No dia de Natal tem horário normal e no adia de Ano Novo abre às 14:30 horas.
Entrar no presépio custa 1 euro aos maiores de 10 anos adultos e 50 cêntimos às crianças.