Cada um dos municípios algarvos recebeu-as no passado dia 23 de janeiro, tendo sido apresentadas e amplamente discutidas com os municípios em reuniões tidas em sede da Comunidade Intermunicipal do Algarve.
Para o regulador, «o propósito dos aumentos tarifários recomendados nestas orientações é o de induzir a redução da procura mediante regras e critérios específicos».
Diz ainda que será salvaguardada a manutenção da aplicação de tarifários especiais, designadamente, tarifários sociais e para famílias numerosas e garantindo que todos os consumidores do Algarve sentem o aumento tarifário proporcional aos níveis tarifários base já aplicados em cada um dos municípios.
Diz ainda a ERSAR que as orientações inserem-se no conjunto de medidas mais alargadas aprovadas na reunião do Conselho de Ministros de 08 de fevereiro, que resultam da última reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca.
A ERSAR, diz ser preocupante, prevendo-se que se venha a agudizar nos próximos meses. Importa, por isso, assegurar que são tomadas as medidas necessárias para assegurar o abastecimento contínuo de água dos sistemas públicos»