No próximo dia 25 de março, às 14h30, realiza-se, online, o Seminário de Divulgação dos resultados do projeto de Investigação IMiST – Melhorar a mistura em reservatórios para o abastecimento de água mais seguro, financiado pela FCT e que contou com a participação do Instituto Superior Técnico, da Águas do Algarve e dos Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora.
O objetivo do projeto foi o de estudar a dinâmica do escoamento nos reservatórios de água para consumo humano (velocidades, percursos da água, distribuição dos tempos de residência, grau de mistura, estratificação de temperatura e decaimento do cloro, entre outros), de modo a obter as linhas de orientação para o projeto, operação e a sua reabilitação.
O projeto está em curso desde outubro de 2018. Em 2019 foi efetuada uma visita de campo da equipa do IST à Águas do Algarve para verificar aplicação do Caso de Estudo da empresa no caso do Reservatório Inicial Oriental do Algoz.
No ano 2020 não se desenvolveram atividades com a Aguas do Algarve associadas ao projeto devido à Pandemia Covid-19, contudo já em 2021 foi realizada a campanha de campo do caso de estudo, nomeadamente em Maio, com medições no local pela equipa do IST, nomeadamente a variação da qualidade da água no reservatório inicial Oriental em Algoz, por alteração da proporção da % de água subterrânea tratada que permitiu verificar em tempo real, a forma como o escoamento da água ocorre no reservatório desde a entrada até à sua saída e verificar eventuais pontos de maior residência da água. Os resultados do projeto foram apresentados em tese de dissertação em janeiro de 2022.