Durante o Estado de Emergência, com o encerramento das escolas, foi definido que as escolas de acolhimento no concelho de Elvas, para os filhos dos trabalhadores dos serviços essenciais, com idade inferior a 12 anos, são a Escola Básica de Santa Luzia para o pré-escolar e o primeiro ciclo e a Escola Secundária D. Sancho II para o segundo ciclo.
Este acolhimento deve ser solicitado pelo encarregado de educação da seguinte forma, para o Pré-Escolar e Primeiro Ciclo até às 14:30 horas do dia anterior e Segundo ciclo entre as 9:00-13:00 e as 14:00-17:00horas.
O apoio deve ser solicitado com a devida antecedência, indicando a necessidade da escola de acolhimento do aluno, para que seja possível desenvolver mecanismos de apoio inerentes.
Podem solicitar este acolhimento profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, incluindo os Bombeiros Voluntários, e das Forças Armadas, dos trabalhadores dos serviços públicos essenciais, de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como outros serviços essenciais, cuja mobilização para o serviço ou prontidão não permitam que prestem assistência aos filhos ou dependentes a cargo.
Paralelamente, poderão os alunos beneficiários da Ação Social escolar (do pré-escolar ao ensino secundário) solicitar o almoço, em regime de take-away, através do Diretor de Turma ou professor titular.