A cerimónia contará com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Dr. Pedro Machado, que liderará o evento. O investimento total no projeto é de 2,2 milhões de euros.
Localizada à beira do Alqueva, o maior lago artificial da Europa, a nova Estação Náutica tem como objetivo revitalizar o turismo na área, oferecendo aos visitantes uma variedade de atividades náuticas, incluindo passeios de barco, canoagem, stand-up paddle e pesca desportiva.
O projeto, sob responsabilidade da autarquia, receberá um co-financiamento de 72.367 euros do Turismo de Portugal, pelo programa Valorizar, com o restante financiado pelo município.
A área de serviço do Alqueva contará com oito lugares de estacionamento, incluindo um para pessoas com mobilidade reduzida, e a da aldeia da Estrela terá cinco.
Cada instalação terá fornecimento de energia elétrica, controle de acesso, Wi-Fi e uma estação de serviço equipada com ponto de água potável e local para descarga de esgotos de autocaravanas.
Como parte da segunda maior construção do projeto, orçada em 550.000 euros e sob a gestão da autarquia e da EDIA, será criada uma plataforma central de lazer junto à barragem do Alqueva.
Esta plataforma incluirá uma cafetaria, terraços, um edifício para operadores turísticos, um abrigo para pequenas embarcações e áreas de acesso.