Passos Contados – A água nos contos e lendas

Error: please reset date

Time: 21.00 - 23.58

Instituições

PASSOS CONTADOS “A ÁGUA NOS CONTOS E LENDAS DA NOSSA TRADIÇÃO ORAL” (Sábado, 25 Agosto, Santa Rita)

Continuam os “Passos Contados”, passeios pedestres de interpretação da paisagem em Cacela e Vila Real de Santo António, em Agosto, com o percurso:

A ÁGUA NOS CONTOS E LENDAS DA NOSSA TRADIÇÃO ORAL
Com a contadora Adelaide Fonseca
25 Agosto (Sábado)
Ponto de encontro: 21h00 em Santa Rita

A associação de propriedades mágicas e seres maravilhosos a fontes, poços, ribeiras ou lagos é comum na tradição oral portuguesa, testemunhando antiquíssimos cultos e crenças e ligados à água. Cultos que se devem ao valor sagrado que a água incorpora em si. A água corre, é “viva”, inspira, cura, profetiza. Elemento primordial, mãe de todas as coisas, a água associa-se simbolicamente ao nascimento, à regeneração, à vida. Nas lendas, fontes e poços continuam a ser o lugar onde as mouras encantadas se penteiam ou seduzem os viandantes e aí se conta que guardam os seus tesouros. Vêm substituir-se às ninfas pagãs, a antigas divindades ligadas à água, acabando o carácter mágico destas lendas por prolongar no imaginário a dimensão sagrada e oracular da água.

É antiga também a ligação de aparições de Santas e Nossas Senhoras em locais relacionados com a água. Veja-se em Santa Rita a lenda da primeira aparição da Santa na antiga fonte, hoje santuário.

Também nos contos a água é habitada por sereias, ninfas, fadas ou peixes encantados que se revelam em lagos, fontes ou poços. Líquido precioso, nestas narrativas antiquíssimas, a água tem o poder de curar, rejuvenescer, adivinhar o futuro ou desencantar.

Informações:
Os percursos realizam-se aos Sábados e Domingos, entre Abril e Outubro.
Pontos de encontro em Santa Rita no CIIPC ou Cacela Velha, consoante o percurso.
Para os passeios diurnos deverá trazer merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protetor solar. Para os percursos noturnos deverá trazer roupa quente, calçado confortável e lanterna.
A organização reserva-se o direito de anular a realização de percursos caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

Inscrições:
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/CMVRSA
Antiga Escola Primária de Santa Rita
Tel. 281 952600 | geral.ciipcacela@cm-vrsa.pt | http://ciipcacela.wordpress.com
As participações são limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o nome e contacto.
Valor de inscrição – 3€ (a reverter para os orientadores)

Organização:
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

Política de Privacidade