Évora será a primeira em Portugal com a frota totalmente elétrica

Évora será a primeira em Portugal com a frota totalmente elétrica

eletricos de Évora

Ainda durante o presente mês de junho, segundo o presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, a nova frota da rede de transportes públicos urbanos em circulação na cidade, será totalmente elétrica.

Discursando na cerimónia de abertura do Encontro Nacional de Veículos Elétricos (ENVE), que durante dois dias decorre na Praça 1° de Maio, salientou que, se tudo correr bem, ou seja depois de ultrapassadas as questões de ordem burocrata, e depois de se fazer uma apresentação formal com a empresa concessionária, acredita que será possível ter os 23 autocarros elétricos a circular.

O presidente não tem conhecimento de alguma outra cidade que tenha a perspetiva de ter os transportes públicos totalmente elétricos e, em princípio, Évora será a primeira cidade portuguesa a atingir tal objetivo e disse-o perante o secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, que presidiu à cerimónia de abertura do ENVE 2023.

No caderno de encargos do concurso, assinalou o presidente do município, constava inicialmente que a frota teria que ter apenas uma percentagem de autocarros elétricos, já que os veículos elétricos são muito mais caros do que os a diesel.

A possibilidade surgiu porque o concessionário pode adquirir os autocarros com apoio de programas nacionais e internacionais para a descarbonização, pelo a esta solução permite garantir que toda a frota seja elétrica.

Atualmente, o serviço de transporte público de passageiros na cidade é assegurado pela Trevo (Transportes Rodoviários de Évora), que pertence ao Grupo Barraqueiro.

enve 1
enve 1

A ENVE 2023

O Encontro Nacional de Veículos Elétricos 2023 decorre em Évora. Com entrada gratuita, os visitantes podem conhecer uma grande variedade de veículos elétricos, tirar dúvidas sobre mobilidade elétrica e participar em diferentes atividades para toda a família.

A abertura do evento contou com a presença do secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, que relembrou o grande peso que o transporte individual, baseado em carros com motor a combustão, tem nas emissões de gases de efeito de estufa. Jorge Delgado sublinhou “Portugal é uma referência na forma como estruturou a sua rede de carregamento elétrico”, indicando que países como a Espanha e Colômbia estão a usar o sistema português como referência.

A ENVE 2023, é uma co-organização entre a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos e a Câmara Municipal de Évora na Praça 1.º Maio.

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×