Com esta exposição, a reserva pretende proporcionar aos visitantes uma compreensão profunda da dinâmica do seu ecossistema e da forma de organização do espaço natural, cultural e patrimonial do território.
A ação integra um conjunto de iniciativas financiadas pelo Fundo Ambiental, no âmbito do Plano de Recuperação de Resiliência (PRR). Passam a existir duas novas portas de entrada nos postos de turismo de Castro Marim e de Vila Real de Santo António;
O projeto tem como principais públicos-alvo, não apenas os turistas que visitam a região, como a comunidade escolar dos concelhos da Reserva e dos concelhos limítrofes, com grande ênfase na educação ambiental e na sensibilização da população local para o património natural.
A Comissão de Cogestão da RNSCMVRSA é composta pelo ICNF, pela Associação Odiana, e pelos Municípios de Castro Marim e Vila Real de Santo António.
O Programa inicia-se às 15:30 horas com uma sessão solene no no auditório da sede da Reserva Natural, onde as boas vindas serão dadas diretor Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, Castelão Rodrigues, seguindo-se umas palestra pelo presidente da Comissão de Cogestão, Francisco Amaral, sob a Reserva e outra «Contributo da Cogestão na Valorização das Áreas Protegidas», pelo secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, João Paulo Catarino.
Segue-se a inauguração da Exposição do Centro de Interpretação da Reserva Natural, com visita guiada/acompanhada por Rosa Madeira à exposição.