O projeto teve origem em plena pandemia da Covid-19 e, apesar das dificuldades dela decorrentes, consolidou-se como um encontro fixo com a arte no Verão – Programa Cultural em Vila Real de Santo António.
Há o compromisso da câmara municipal de dar visibilidade aos artistas participantes de ambas as margens do Guadiana, Espanha e Portugal, em que são apresentados trabalhos originais de pintura, escultura e cerâmica.
Na quinta-feira, 7 de julho, foi inaugurada uma nova edição da exposição multidisciplinar 2 MARGENS no Salão do Centro Cultural António Aleixo, desta vez dedicada à pesca e ao mar. No evento estiveram, presentes o delegado de cultura da Junta de Andaluzia José Correa, o vice-presidente da Eurocidade do Guadiana Ricardo Cipriano, e os vereadores da Cultura de Vila Real de Santo Antônio e Ayamonte, respetivamente São Pires e Remédios Sánchez, assim como os artistas participantes e público.
O mundo marinho, as artes de pesca, os mares e praias, a indústria conserveira e, em suma, durante muitos anos o sentimento e o modo de vida de um povo, o seu trabalho e sustento, reflete-se em algumas pinturas cheias de força e expressividade , nas cores e texturas, são tantos os estilos quanto as artistas. Um ambiente que o envolve em tempos passados e presentes.
Peixes coloridos, cheios de vida e movimento, que foram o foco principal das pintoras da Luz de Mujer, nesta exposição.A disciplina de pintura é representada por mulheres pintoras do coletivo Luz de Mujer, criado em 2019 por Ana Feu, por ocasião do centenário da obra «La Pesca del Atún» pintada por Sorolla em Ayamonte. Este coletivo, realizou inúmeros projetos em Espanha e Portugal, expondo em diversos museus e instituições de ambos os países.
Num passeio pela exposição, encontramos uma instalação com artes de pesca, redes, cordas ou potes, e numa ilha central da sala, as esculturas de peixes mágicos que nos observam feitas com peças de automóveis recicladas, e as ondas de cerâmica que se movem e parecem nos espiar-nos.
Participam os pintores Ana Feu, Áura Nobre, Carla Mourão, Elisabete Guerreiro, Karina Mülher, Rosa Gómez, Manuela Santos, Nuria Fuentes, Rocio Romero.
E, na escultura marca presença João Jesus, e na cerâmica José António Conceição e Nelson Martins.
A exposição 2 MARGENS, A PESCA E O MAR, pode ser vista no Centro Cultural António Aleixo até o dia 8 de agosto, de segunda a sexta-feira, entre as 10:00 e as 19:00 horas.