Valter Matias explica que o que significa o projeto festival, no seguimento dos passeios que começaram como brincadeira, quando eram 36 a fazer a caminhada, muitos espanhóis, muita gente, holandeses, belgas e outras as nacionalidades. A decisão de em 2020 avançar para o Festival das Amendoeiras em Flor que a pandemia interrompeu, logo no primeiro no e as melhorias introduzidas no evento que está maior, com mais cultura, mais artistas, mais produtores a vender, mais artesanato.
A presidente da junta de freguesia de Altamora, Rosário Sousa que diz olhar para a terra com muito orgulho e muita satisfação, e agradeceu a todos os apoio e a presença.
Francisco Amaral, presidente da câmara municipal de Castro Marim, define o festival como uma mostra de tudo quanto existe de mais genuíno na Serra Algarvia, num mundo cada vez mais sofisticado. Salientou a cultura local, o artesanato e a vida no campo como tendo cada vez mais valor, sendo um complemento ideal da oferta turística de sol e praia que se pratica no litoral.
Para o autarca, este festival também é uma prova de que a vida na serra algarvia, apesar da histórica desertificação e despovoamento, desde a década de 60, prova que a vida ali vai ter futuro. Está cada vez mais próximo o momento em que poder central, regional e local possam criar as condições para que os jovens possam ali viver e anuncia as possíveis medidas que podem ser tomadas.
Com ArenilhaTV