Festival Fronteiras na Eurocidade do Guadiana

Festival Fronteiras na Eurocidade do Guadiana

Cinema - Fronteiras

O filme vencedor do Prémio Lux de Cinema Europeu abrirá o V Festival Festival Internacional de Cinema de Fronteiras na Eurocidade do Guadiana.

A película tem por nome «20.000 espécies de abelhas», e foi realizada pela espanhola Estíbaliz Urresola, vencendo o Lux European Film Award, e arrebatando o Urso de Prata, em Berlim, três Goya Awards e o Biznaga de Ouro de Melhor Filme no Festival de Málaga.

Será projetado de forma simultânea nas duas margens da Eurocidade do Guadiana, e terá um interessante calendário de exibições entre 29 de Maio e 1 de Junho, que será complementado por outras actividades culturais como salas de formação, exposições e um .concerto de encerramento com a cantora Rocío Marquez y Bronquio.

«20.000 Espécies de Abelhas» conta a história de Cocó, de oito anos, que não se encaixa nas expectativas dos demais e não entende o porquê.

Todos ao seu redor insistem em chamá-lo de Aitor, mas ele não se reconhece nesse nome. Durante as férias de verão, numa casa intimamente ligada à apicultura, Cocó explora sua identidade de gênero ao lado das mulheres de sua família, que também refletem sobre sua própria feminilidade.

O dia de abertura contará com a exibição deste filme tanto em Vila Real de Santo António como mais tarde em Ayamonte. As exibições continuarão quinta, sexta e sábado no Teatro Cardenio, enquanto a cerimônia de encerramento está programada para acontecer no auditório principal do Centro de Congressos de Ayamonte.

O Prémio do Público LUX é uma iniciativa do Parlamento Europeu e da Academia Europeia de Cinema.

É atribuído todos os anos como reconhecimento do cinema europeu e como forma de sensibilizar para as questões sociais, políticas e culturais actuais na Europa. O público e os eurodeputados poderão avaliar os filmes.

O vencedor do Prémio é o filme que obteve a maior pontuação ao somar os votos do público e dos eurodeputados, com uma ponderação de 50%.

Tercer cielo é o celebrado projeto da cantora de flamenco Rocío Márquez e do produtor de música urbana e eletrônica Bronquio.

Um paraíso no limiar onde os artistas se permitiram explorar a partir de suas respectivas formações musicais em jornada que vai do conhecido ao desconhecido, da tradição à criação.

O resultado é uma linguagem própria que transcende os compartimentos estanques dos gêneros musicais para continuar ampliando o flamenco do século 21.

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×