Foz do Almargem e do Trafal protegidas por reserva

Foz do Almargem e do Trafal protegidas por reserva

Foz do Almargem e Trafal

No Diário da República de 14 de agosto, foi publicada a classificação e o regulamento da Reserva Natural Local da Foz do Almargem e do Trafal.

Este ato representa mais um avanço do Município de Loulé na contribuição para a proteção ambiental do planeta e a conservação da biodiversidade.

Localizada na freguesia de Quarteira, esta área abrange 135,4 hectares e é cortada por duas ribeiras: a ribeira da Fonte Santa ou do Almargem e a ribeira do Carcavai.

É uma das zonas húmidas mais importantes do Algarve, abrigando uma vasta diversidade de fauna, com 329 espécies identificadas, e flora, com pelo menos 236 espécies, incluindo 18 de interesse conservacionista ou de alto valor patrimonial.

A criação da Reserva Natural Local permite ao Município de Loulé atingir metas de melhoria na conservação do património natural, de valorização do mesmo, de promoção da apropriação dos valores naturais e da biodiversidade, e de cumprimento da recente Lei do Restauro da Natureza.

Esta lei tem como objetivo a recuperação de no mínimo 20% das áreas terrestres e marítimas da UE até 2030 e de todos os ecossistemas que necessitem de restauro até 2050. Em breve, será desenvolvido o Plano de Gestão, que envolverá um processo participativo com todas as partes interessadas.

É importante notar que aproximadamente 63,8% da superfície do concelho de Loulé está classificada de acordo com o Sistema Nacional de Áreas Classificadas (SNAC).

O Município de Loulé está comprometido com o investimento na proteção legal e na gestão sustentável de áreas de interesse que devem ser preservadas para as futuras gerações, estando em andamento diversos processos de classificação de áreas, como na Nave do Barão e na Gruta de Vale Telheiro.

Sobre o autor

jestevaocruz

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×