As candidaturas estão abertas até 22 de setembro e permitem que concorram alunos de qualquer nacionalidade, desde que tenham completado com sucesso o ensino secundário em 2022/2023 e sejam residentes no concelho.
Para a Fundação Galp, as qualificações dos jovens são um fator chave para acelerar a transição energética e ultrapassar os desafios da descarbonização, e volta a apostar na criação de condições que contribuam para o combate ao abandono escolar e promovam o sucesso dos alunos no ensino superior. As bolsas para licenciatura cobrem um período de três anos com um valor global de 2.700€ por aluno.
São disponibilizadas 40 bolsas de mérito em todo o país para jovens residentes em concelhos estratégicos para o desenvolvimento do ecossistema da energia da Galp: Matosinhos, Sines, Santiago do Cacém, Setúbal, Alcoutim, Ourique e Odemira. Em Alcoutim situa-se o maior parque solar da Galp em Portugal.
Entre 2019 e 2022, a Fundação Galp disponibilizou 193 bolsas sociais para todos os níveis de ensino para alunos em Portugal, Espanha, Moçambique e Eswatini,