Portugal assume a presidência da União Europeia

Portugal assume a presidência da União Europeia

Europa verde

Europa Verde e presidência Portuguesa

A partir de amanhã, 1 de Janeiro de 2021 o nosso país assume pela quarta vez a presidência rotativa União Europeia que será gerida pelo ministro dos negócios estrangeiros Santos Silva, com presenças semanais de António Costa.

Os fadistas Carminho, Ana Moura, Sara Correia e Camané (na foto) vão subir ao palco com a Orquestra Sinfónica Portuguesa no concerto inaugural da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, marcado para 05 de janeiro em Lisboa.

O concerto, que se realiza às 18:30 no grande auditório do Centro de Cultural de Belém (CCB) e é transmitido pela RTP, marca o arranque oficial da presidência portuguesa, que decorre entre 01 de janeiro e 30 de junho.

Quem desejou muito sucesso para a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia , foi a chanceler da Alemanha, Angela Merkel que anunciou que irá fazer « tudo o que estiver ao seu alcance para apoiar Portugal» nas palavras que dirigiu ao seu substituo na presidência rotativa e aos «caros amigos portugueses».

A presidência do Conselho da União Europeia será conduzida por Portugal sob o lema “Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital”.

Na mensagem dirigida a Merkel, o Primeiro-Ministro António Costa, afirmou que «cabe-nos agora a nós dar continuidade ao vosso trabalho”. Referiu a presidência alemã da qual destacou a compra conjunta das vacinas contra a covid-19 e sua distribuição simultânea a todos os Estados membros e também a aprovação de uma resposta robusta aos efeitos económicos e sociais da pandemia.

Para António Costa existem nesta presidência que durará até 30 de Junho do próximo ano três principais prioridades que são a recuperação económica e social, que terá como motores as transições climática e digital, fatores de crescimento e de criação de mais e melhor emprego; a que se prende com o desenvolvimento do pilar social da União Europeia, criando uma base sólida de confiança de que esta dupla transição será uma oportunidade para todos; a garantia de que ninguém ficará para trás e a aposta no reforço da autonomia estratégica de uma União Europeia aberta ao mundo.

Sobre o autor

jestevaocruz

Deixe comentário

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×