Governo lança Programa de Capacitação Turística para os Municípios

O Governo vai lançar um programa de capacitação turística dos destinos dirigido às câmaras municipais.

O programa de formação, desenvolvido pelo Turismo de Portugal, será ministrado nas Escolas de Hotelaria e Turismo de cada uma das NUT II (Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve) e também nas regiões autónomas.

A formação incidirá sobre capacitação dos destinos, estruturação de produtos turísticos, captação de investimento turístico, dinamização de redes locais, marketing territorial e digital, inovação em turismo, mercados, produção de conteúdos e instrumentos de apoio ao turismo.

Este programa surge como resposta a uma necessidade identificada de capacitação de recursos nas câmaras na área do turismo e será financiado em 50% pelo Turismo de Portugal. Esta capacitação dos municípios permitirá criar uma rede de técnicos especializados em turismo para promover o desenvolvimento turístico das zonas com menos tradição em termos de atividade turística, alargando cada vez mais o turismo a todo o território.

O programa vai desenrolar-se ao longo de três meses, entre Setembro e Dezembro.

As candidaturas para este programa estarão abertas a todos os municípios a partir de 07 de Maio.

Para a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, este programa “é uma oportunidade para criar condições de atratividade e de estruturação de oferta em municípios que não são tradicionalmente destinos turísticos e em que o turismo pode assumir um papel importante na estratégia de desenvolvimento”.

O Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, sublinha que o turismo pode ser um factor diferenciador para o desenvolvimento dos municípios e para a fixação de população, nomeadamente no interior,” pelo que este programa se reveste da “maior importância como instrumento de capacitação do sector”.

 

Source: Governo lança Programa de Capacitação Turística para os Municípios