Este ano, o encontro destaca o tema “Bibliotecas: Espaços de Liberdade”, apresentando um programa que realça o papel essencial das bibliotecas como centros de liberdade intelectual, acesso à informação e expressão cultural.
O evento visa congregar bibliotecários, professores bibliotecários, acadêmicos e membros da comunidade para debater como as bibliotecas podem fomentar e salvaguardar a liberdade em suas múltiplas manifestações.
Os tópicos a serem explorados incluem:
- A importância crítica da liberdade de informação e expressão, ressaltando as bibliotecas como espaços imparciais que promovem o acesso a um leque diversificado de ideias e perspectivas.
- O papel das bibliotecas como impulsionadoras de mudanças sociais benéficas, empoderando indivíduos e comunidades através do acesso à informação e fomento do pensamento crítico.
- A imperatividade de assegurar que as bibliotecas sejam ambientes inclusivos, receptivos a uma variedade de ideias, culturas e identidades.
- Casos inspiradores de bibliotecas no Algarve e na Andaluzia que estão engajadas na defesa da liberdade de informação e expressão, e na promoção da igualdade através de programas e colaborações com diversas entidades.
- A capacitação dos participantes com uma visão renovada sobre a importância das bibliotecas como espaços de liberdade, e um compromisso reforçado de defender e promover esses valores nas suas práticas profissionais e nas comunidades onde atuam.
O II Encontro Bibliomargens tem o reconhecimento do CEFAE do Levante Algarvio como Ação de Curta Duração e conta com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares e das Bibliotecas Municipais.